Brasil compra medalhas a peso de ouro

Embora as olimpíadas ainda não tenham acabado e o número de medalhas ganhas pelo Brasil não ser o final, já podemos concluir que as medalhas irão para os atletas brasileiros a peso de ouro, na verdade, muito mais caro que isso.

Para o corrente ciclo olímpico, 3 anos, o governo investiu nada mais que 1,2 bilhões de reais para suportar o esporte de alto rendimento (Governo investe R$ 1,2 bilhão e banca ciclo olímpico brasileiro). Podemos extrair alguns números a partir deste valor nada irrisório. Muitos falam que a culpa do baixo desempenho é apenas do nosso governo. Concordo que tem parte da culpa, mas não por falta de investimento, como podemos ver pelos valores, mas sim pela implementação de políticas e leis erradas erradas.

Vamos aos números, nada como números… Contando com uma delegação com 293 atletas, daria um valor de mais ou menos 4 milhões por atleta se o dinheiro fosse todo destinado a eles, claro que não é, nem deve ser. Agora, contando as medalhas conquistadas até o momento, são 6, daria um valorzinho de 200 milhões por medalha, eita medalhas caras! Mas o Brasil ainda ganhará mais até o final das olimpíadas, então talvez cada uma custará 100 milhões. Mas vale a pena pela emoção de assistirmos “nossos” atletas indo ao pódio ao som do hino, quando não interrompido pelo narrador que todos conhecemos.

Se o Brasil gasta 1,2 bilhões, quando não devem gastar os Estados Unidos? Seguindo a lógica do preço das medalhas (é um muito forçado eu sei, mas vai dar um número legal), 100 milhões por medalha, vamos ver,  considerando o pífio número de 82 medalhas, multiplicando tudo, daria 8,2 bilhões, daria para o Rio fazer dois panamericano (Em evento de R$ 3,7 bi, Brasil tem no Rio seu melhor desempenho na história). Dinheiro pouco, gastam isso em poucas semanas na guerra do Iraque. Mas depois eu conto quanto o governo dos Estados Unidos investiu com a preparação para as olimpíadas.

Se ainda não estiver cansado, gostaria de colocar mais um último número.  8333. Esse seria o número de professores universitários, universitários veja bem, que poderiam ser mantidos durante três anos com o dinheiro destinado para as olimpíadas. Agora eu pergunto, será que vale a pena?

postscript: Coloco aqui um parágrafo da primeira notícia que cito no texto. Imagino que todos sabemos a resposta da pergunta abaixo.

Dinheiro que fez o país dar um salto em termos de estrutura, bancou viagens ao exterior, lapidou uma nova geração de atletas. Um volume de recursos inédito, a ser colocado à prova a partir de 8 de agosto, quando começa a maior e mais ambiciosa Olimpíada da história. Suficiente para tornar o país uma potência olímpica ou apenas um primeiro passo?

Anúncios

0 Responses to “Brasil compra medalhas a peso de ouro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Categorias

hit counter html code
agosto 2008
S T Q Q S S D
    set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: