Dinheiro gasto pelos Estados Unidos nas olimpíadas

Vendo o bom desempenho dos EUA nessas olimpíadas fiquei curioso para saber quanto o governo daquele país gastou na preparação específica de seus atletas para os jogos. Imaginei, ora, que teria gasto uma quantia razoável já que só o Brasil gastou R$ 1,2 bilhões, como comentei no post Brasil compra medalhas a peso de ouro, alguns dias atrás.

Buscando por informações sobre os gastos do governo americano nos jogos fui surpreendido pela matéria que encontrei no site do próprio governo, dizendo basicamente que a maioria do dinheiro para os esportes olímpicos vem de empresas e cidadãos. Eles citam as sentenças abaixo, que dizem que o governo não subsidia o comitê olímpico americano.

The USOC is unusual within the international sports community in that it is funded by contributions from private citizens and by major support from the corporate community. The USOC, unlike the vast majority of the 198 national Olympic committees, receives no ongoing government subsidy.

Nos EUA há uma fundação olímpica, uma organização sem fins lucrativos que também ajuda a subsidiar as olimpíadas. O mais interessante é ver como essa fundação foi iniciada. Foi suportada inicialmente com de U$115 milhões arrecadados a partir da venda de moedas comemorativas das olimpíadas de Los Angeles em 1984. O povo acaba ajudando na formação dos atletas, ou seja, não aparece apenas na hora de cobrar resultados, medalhas e chama-los de pipoqueiros.

Fico imaginando qual seria a reação dos brasileiros se o comitê olímpico começasse a pedir doações como faz o comitê olímpico americano em sua página. Podemos argumentar que nosso país é pobre. Realmente, uma boa parte da população não pode doar mas acredito que 52% da população, a classe média (Classe média já é a maioria no Brasil, aponta pesquisa da FGV), poderia. Quando me refiro a doação não estou falando em R$100,00 mas sim 2 ou 3 reais, o que daria uma contribuição de aproximadamente 200 milhões, uma bela ajuda, não? Aí sim passaríamos a ter o direito de criticar quando um atleta não vai bem ou falar fulano do Brasil! Pois seria o povo quem ajudou em sua ida para as olimpíadas.

Tudo muito lindo nos números mas tem um pequeno problema, nunca abriríamos mão de uma cervejinha para ajudar um desconhecido. Mas vamos lá, rumo às olimpíadas de 2016 no Rio!

Anúncios

1 Response to “Dinheiro gasto pelos Estados Unidos nas olimpíadas”


  1. 1 joao jose agosto 26, 2008 às 9:15 am

    Nao existe transparencia. Esses l,2 bilhoes de reais foi gasto apenas com as viagens dos atletas.? Pelo que estou ouvindo, a maioria dos atletas treina exclusivamente em seus clubes de origem, sem apoio ou verba desse tal de COB. Sera que estao economizando o dinheiro para as olimpiadas de 2016, que desejam que seja em nosso Pais? Se assim for
    que sigam para as olimpiadas somente os atletas que ja tem patrocinio proprio, incluindo a seleçao de voley, assim, gastariamos menos. Nao devemos esquecer que grande parte do dinheiro arrecadado pelo COB vem das loterias. Assim o povo brasileiro tem direito de reclamar dos resultados, pois e o povao que joga nessa loteria. Outrossim, lembro aqui um acontecimento havido com a ex-jogadora de basquete Paula (Magic Paula), que, quando foi integrante do COB veio a publico dizer que o COB nao exigia prestação de contas dos seus integrantes. Isso deixa o povo meio desconfiado da seriedade de tal Comissao. Por desconhecimento de causa, pediria sua gentileza de informar-me se o Sr. Nusman foi eleito em caracter eterno para ser presidente do COB? Ha mais de 20 anos com o mesmo dirigente. Nao era ora de trocar?
    Grato pela sua atenção.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Categorias

hit counter html code
agosto 2008
S T Q Q S S D
    set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: