Idéias sobre o futuro da TV

Duas notícias me fizeram voltar a pensar sobre o futuro da TV como é atualmente. A primeira, com título Ibope culpa trânsito e web por queda da TV, trata do óbvio, a queda da TV devido a internet. A segunda fala do crescimento de 28% de acessos doméstico a internet no mês de junho, em relação ao ano de 2007 (23,7 milhões de brasileiros navegaram na internet em julho). Esta notícia também aponta que os jovens contribuem para este aumento, o que é muito interessante pois já vão adquirindo a cultura de internet.

Um dos motivos para a substituição da TV pela internet está na comunicação bidirecional, onde o usuário pode escolher uma programação personalizara na hora mais adequada e fica independente de horários nebulosos para acompanhar o próximo programa, além claro, de ter que aguentar os intervalos comerciais que às vezes são mais longos que os próprios “programas”.

A TV, da forma que é, ainda tem alguns anos de sobrevida por alguns motivos. Um deles é que a popularização da internet ainda é um problema no Brasil pois nem todos têm acesso. Outro está na baixa velocidade do acesso doméstico, que não permite que o usuário assista a videos em tempo real. Imagino que este deve ser resolvido em alguns anos com o aumento da banda e redução no custo, isto é, se não houve pressão dos interessados em continuar com a arcaica forma de comunicação, a televisão.

Alguns podem argumentar que não haverá conteúdo bom para internet como há na TV (há?). Eu pensaria duas vezes sobre isso, pois há muitas pessoas criativas que não tem oportunidade na grande mídia. E mais, já começamos a perceber que a internet proporciona boas oportunidades de comunicação, desde exposição de idéias em blogs como produção de pequenos vídeos e animações capazes de atingir milhões de pessoas. Isso seria inimaginável em tempos passados, no tempo de televisores com apresentadores com ares de naftalina.

O pessoal de TV tem que ficar com medo e precisa ou aproveitar para ganhar seus “últimos dinheiros” ou saber se adaptar à nova realidade. Na minha opinião essas pessoas já saem perdendo pois na internet sim terão concorrência, não será um ibope da vida que acaba sendo uma “competição” mais para iludir o público, mas sim estarão frente a pessoas realmente criativas, aquelas que não saem em Caras.

Anúncios

2 Responses to “Idéias sobre o futuro da TV”


  1. 1 Michael Alberto agosto 26, 2008 às 9:05 pm

    Para falar a verdade, não vejo televisão ha um bom tempo. A programação desses canais abertos é um lixo, passa nada de util. Violencia, e copia de outros programas.

    Você coloca na globo está passando pegadinha, coloca no sbt e ta pegadinha…. de noite novela. È um canal copiando do outro, casa de artista, big brother e etc.

    Chega de tanta porcaria! =]

    abs!

  2. 2 new agosto 27, 2008 às 11:40 pm

    Obrigada pela visita. Belo post. Seu blog é 10.
    Apareça sempre.
    Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Categorias

hit counter html code
agosto 2008
S T Q Q S S D
    set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: